![](https://static.wixstatic.com/media/538be6_5b98935957a84efeaa2c7da2b7432b7f~mv2.jpg/v1/fill/w_735,h_735,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/538be6_5b98935957a84efeaa2c7da2b7432b7f~mv2.jpg)
Um texto sobre se retirar…
Você sabia que em algum tempo do passado as mulheres quando estavam menstruadas se recolhiam, eram afastadas de suas tarefas para ficarem com outras mulheres na Tenda da Lua?
Hoje já não é mais permitido e possível diante do ritmo de vida e sistema que estamos inseridas.Temos que trabalhar, produzir e performar, não importa se estamos exaustas, com dores, introspectivas.
Quem é que nunca desejou ficar em repouso quando estava menstruada? ou se preservar quando estava na fase pré menstrual?
Escutando mulheres todos os dias percebo a dificuldade de incluir e se autorizar a ter um tempo pra si, fazer este movimento é reconhecer que irá faltar em alguma outra demanda ou expectativa imposta para nós.
Como assim você mulher - mãe - guerreira - forte que dá conta de trabalhar, cuidar da casa, da família não consegue se organizar para ter um tempo pra você?
A realidade é que na maioria das vezes não é falta de esforço, organização ou capacidade, é falta de apoio, políticas públicas e autorização.
Se apropriar de um tempo pra si é um movimento que irá partir de cada mulher, mas é no coletivo que se fortalece e se sustenta.
Você se autoriza a incomodar os outros para acomodar seus desejos?
Foto da Rose @amorproprio.retratos ❤️
Roberta Rocha
Psicóloga, Escritora, Facilitadora de encontros entre mulheres
Comments