![](https://static.wixstatic.com/media/538be6_84601e218fb04675a26294fbceb89417~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_1225,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/538be6_84601e218fb04675a26294fbceb89417~mv2.jpg)
Tudo é político quando você é uma mulher.
Eu me chamo Roberta Rocha, sou mulher, mãe, psicóloga e tantas outras coisas. Mas antes de entender que sou muitas, fui uma menina. Quieta e “boazinha”, mas que carregava uma inquietude por dentro. Nasci e cresci numa região periférica de SP nos anos 90. Importante contar esses marcadores, porque eles determinam alguns caminhos e (im)possibilidades de acesso.
Desde pequena, me incomodava ver as mulheres da minha família sobrecarregadas com filhos, casa e trabalho. Me afetava demais saber que meu avô paterno abandonou definitivamente os seis filhos quando minha avó decidiu se separar, numa época em que, legalmente, nem podia.
Esses incômodos foram se acumulando, se sobrepondo. Tinham forma e conteúdo, mas não tinham nome nem lugar.
Cresci determinada a não ser submissa aos homens, acreditando que isso seria suficiente para me sentir livre. Mas no trabalho, na universidade, nos bares – em todos os lugares – a mensagem era clara, mesmo sem ser dita: este lugar não é para você.
Eu não entendia que minha autonomia não viria de um movimento individual, que não bastava apenas me distanciar daquela realidade. Eu só sabia que não queria ser como elas, mas hoje sei que não queria sofrer pelos motivos que elas sofreram.
Até ouvir falar sobre feminismo pela primeira vez, eu já me identificava com mulheres tidas como subversivas (Oi, Rita Lee), que desafiaram o que lhes era imposto. Mas foi conhecendo mais profundamente a história da minha mãe e das minhas avós que entendi a importância de uma estar pela outra.
A Teia de Saberes nasce desse entendimento: a de que precisamos de espaços onde possamos conhecer a história das mulheres, questionar o que nos atravessa, supervisionar nossas práticas e fortalecer nossa escuta.
Porque tudo é político quando você é uma mulher e cuidar de outras mulheres, também é um ato político.
Se você se identifica com esta troca, será muito bem vinda a nossa Teia.
Roberta Rocha
Psicóloga de meninas e mulheres | Terapeuta de casais e famílias | Facilitadora de encontros entre mulheres
Comments