Três Mulheres, de Lisa Taddeo, é uma obra de não-ficção que explora as complexidades do desejo feminino por meio de três relatos profundos e interligados. A estrutura escolhida para contar as três histórias é de forma intercalada, mas eu optei por ler cada uma delas do início ao fim, foi um mergulho intenso e denso.
As três mulheres estão inseridas em contextos diferentes. Maggie, Lina e Sloane narram suas vidas a partir da perspectiva de seus desejos. À medida que avançamos na leitura, é possível perceber as dinâmicas de poder e vulnerabilidade, mostrando como o desejo feminino, frequentemente distorcido pelas normas sociais impostas pelo patriarcado, se transforma em uma fonte de sofrimento, vergonha e culpa.
Maggie, aos 23 anos, se apaixona por um professor do Ensino Médio, que corresponde ao seu desejo. Dada a hierarquia existente, ele deveria proteger sua aluna e ajudá-la a construir uma consciência sobre o que é consentimento, ele escolhe asse.diar sua aluna, se envolver com ela e assim criar todo um contexto que favorece somente ele o tempo todo. Ele é denunciado por ela, mas é ela quem é julgada e condenada a uma vida de culpa e vergonha.
Lina, aos 30 anos, revela que, na adolescência, ao expor seu desejo, sofre violência sex.ual na mesma época, não é uma coincidência infeliz, é uma vulnerabilidade posta, na socialização de meninas. Após ela se casar, ter dois filhos e aparentemente viver a vida que muitas mulheres desejariam, ela se sente não desejada no relacionamento atual. Corajosamente, busca uma antiga paixão e se envolve em uma relação extraconjugal, nos levando a refletir sobre o que acontece com a mulher que ousa seguir seus desejos à margem do que é socialmente aceitável.
Sloane, por volta dos 40 anos, narra sua história a partir de uma posição que parece aparentemente “empoderada”. Ela está em um relacionamento que permite a prática de swing, mas, ao longo do relato, é possível perceber seus questionamentos e desconfortos com essa dinâmica. Apesar disso, ela guarda seus sentimentos para si e acaba cedendo aos desejos impostos pelo seu marido. A leitura explora a complexidade dos desejos e experiências femininas, revelando como homens em posições de poder transformam esses desejos em vulnerabilidades para abuso. Isso leva as mulheres a enfrentar sentimentos e percepções ambivalentes e dolorosas sobre si mesmas.
Roberta Rocha
Psicóloga de meninas e mulheres, Terapeuta de casais e famílias, Facilitadora de encontros entre mulheres
Commenti