![](https://static.wixstatic.com/media/538be6_36279e7a84de4ca9972592378b7a2ebf~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_1226,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/538be6_36279e7a84de4ca9972592378b7a2ebf~mv2.jpg)
Pra vida toda valer a pena viver um livro que, inicialmente, estava resistente em ler.
Desde criança pensar em envelhecer era sinônimo de morte. Não falava sobre morte pra não atrair, quem nunca? 😅
“Se tudo der certo você vai envelhecer” esta frase me levou para vários lugares dentro de mim, precisei de uma pausa na leitura para elaborar.
Entre a pausa e o retorno da leitura minha avó paterna morreu, tinha 87 anos, uma mulher à frente do seu tempo, apesar de tantas adversidades, vulnerabilidade e violência do meu lugar eu vejo que ela fez sua vida valer a pena de ser viver.
E ali na sua despedida ouvi: “não precisamos ir até a morte, ela virá até nós.”
Retornei com a leitura mais consciente e disponível para receber o que a Ana estava ali oferecendo, mergulhei na temática envelhecer e morte, levei pra minha análise, comecei a seguir pessoas que falam sobre, ouvi podcasts, já fiz listas de ouros livros.
E neste movimento percebi que estou me preparando para o deserto do Saara como diz a Ana.
Ter consciência da nossa finitude é doloroso, direcionador e transformador.
A leitura traz reflexões importantes e essenciais para quem deseja viver envelhecendo bem e consciente não para a morte em si, mas para a vida, o sentido da sua vida.
Depois de terminar de ler o livro a Glória Maria morreu, a mulher que fez o mundo ser o quintal de casa, consolidou a minha imagem do que é envelhecer bem e fazer sua vida valer a pena viver.
@anaclauquintanaarantes obrigada por este livro, por trazer este tema de forma tão poética, direta e consistente.
Roberta Rocha ❤️
Psicóloga, Escritora, Facilitadora de encontros entre mulheres
コメント