top of page

Eu escolho pelas mulheres

Foto do escritor: Roberta RochaRoberta Rocha

Meu trabalho é escutar e acolher mulheres.


Escutar e acolher mulheres considerando sua história pessoal e também o contexto que estão inseridas requer muito estudo, responsabilidade e dedicação.


Se a minha escuta não considerar o contexto sócio histórico, de gênero, raça e classe eu posso cair no lugar mais fácil que é individualizar o processo, associando que basta a pessoa querer, estudar, se dedicar que as coisas mudam. E não é bem assim.


Porque somente nós, psicólogas e psicólogos, sabemos o que é escutar as dores de ser mulher no Brasil.


Quantas mulheres se sentiram culpadas e até merecedoras antes de ter a lei Maria da Penha? Quantas mulheres hoje podem dar nome as violências sofridas ao longo da vida?


Quantas mulheres ainda sofrem violência caladas por medo de serem julgadas pelo sistema que deveria acolher, mas ainda não o faz.


Ali no campo individual do processo de psicoterapia é possível de se fazer muito, mas não o suficiente. O que acontece no coletivo também nos adoece e nos mata, é também coletivamente que efetivamente podemos fazer mais.


Eu não quero que as mulheres tirem uma arma da bolsa quando estão vulneráveis, eu quero que elas não sejam mais violentadas e silenciadas pelo sistema, eu quero que elas tenham seus direitos de existir assegurados na sociedade.


Amanhã é dia de escolher quem irá nos representar, eu escolho pelas mulheres, por todas elas. Psicologia combina democracia! E não com o fascismo!


Roberta Rocha ❤️

Psicóloga, Escritora, Facilitadora de encontros entre mulheres



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hozzászólások


bottom of page