top of page

Anne e dar nomes aos medos

Foto do escritor: Roberta RochaRoberta Rocha

Mais um trecho da série Anne with an E para refletirmos juntas. Tem um destaque na minha bio com todos os posts sobre esta série mais amada do meu coração.

Anne, nesta cena, vive algo que desejou muito viver desde a sua infância, mesmo quando não tinha apoio e recursos para acreditar que poderia ela sempre manteve a esperança. Quando foi adotada por Matthew e Marilla ela recebeu deles todo apoio para realizar seu desejo.


Matthew diante desta realização da Anne sentiu medo e ficou mais reativo com ela. Ele não dizia o que sentia por medo de prejudicá-la. Anne ficou sentida, quanto mais tentava se aproximar para entender, mais Matthew se afastava.


Trouxe essa cena pra falar sobre o medo, desde a infância somos incentivadas a não ter medo, ouvimos que não precisamos ter medo, vamos aprendendo a não nomear nossos medos e assim a não comunicá-los. Passamos a sentir o medo do medo.


O medo tem muitas camadas, uma delas é o desejo, se não nomearmos nossos medos, não vemos desejo e vice e versa. O medo também nos ajuda a identificar riscos, possibilidades e também a sermos mais confiantes. E não é sobre controlar o medo, mas confiar naquilo que você sabe sobre ele.


Não sentir medo é do campo das impossibilidades, pois o medo não é algo que se sente isoladamente, ele tem sempre uma história pra contar.


Converse com seus medos, dê nome a eles, seja íntima deles.


Roberta Rocha

Psicóloga, Escritora, Facilitadora de encontros entre mulheres

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page