top of page

A mulher chata

Foto do escritor: Roberta RochaRoberta Rocha

Quem são as mulheres chatas?


Não é raro ainda escutar: menina é mais chatinha mesmo. Um comentário passado de geração em geração.


Não é qualquer mulher que é chamada de chata desde menina.

Na maioria das vezes, são aquelas que desde pequenas subvertem a ordem, aquilo que é esperado.


Eu fui percebendo que eu era chamada de chata porque reclamava quando algo me desagradava, porque questionava quando não aceitava algo imposto, porque eu dizia "não" quando era comum ouvir um "sim". Tem até uma discípula na chatice, é uma prima mais nova que dizem que ela puxou para mim. Dizem "é chatinha igual a Betinha". Baita orgulho dela.


Vi muitas mulheres da minha família sendo rotuladas e reduzidas ao rótulo de “chatas” quando na verdade elas estavam sobrecarregadas e exaustas. Na minha escuta clínica também é recorrente as mulheres se julgarem como chatas.


Muitas destas mulheres acreditam que são chatas quando na realidade estão reivindicando algo, quando desejam uma educação mais respeitosa para os seus filhos, quando terminam relacionamentos que são tóxicos, quando questionam padrões impostos, quando se posicionam diante dos seus direitos e, principalmente, quando começam a não se identificarem com o estereótipo de serem "chatas" e passam a validarem e sustentarem o que sentem, o que desejam.


Se isto for ser chata, que sejamos todas chatas.


Roberta Rocha ❤️

Psicóloga, Escritora, Facilitadora de encontros entre mulheres

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page