top of page

A Cor Púrpura

Foto do escritor: Roberta RochaRoberta Rocha

Na terça, 12/12/2023, tivemos o último encontro do Clube do Livro de 2023.


Um encontro mais intimista, com trocas de percepções intensas e acolhedoras. @sepermitaevoluir não está na foto, mas estava com a gente! ❤️



O livro escolhido para encerrar mais um ano de clube do livro foi um clássico da Alive Waler, A cor púrpura, que conta a história da Celie, uma mulher negra e pobre, nascida no Sul dos Estados Unidos, por volta de 1900, período em que acontecia a segregação racial.



A história de Celie é contada a partir de trocas de cartas com sua irmã, Nettie, e escritos para Deus, o que tornou a leitura fluída, ainda que os temas de racismo, violência, sexismo que atravessam a história sejam dolorosos e difíceis de digerir ao longo da leitura.



Além destas, duas irmãs, que me encantaram com tanto amor uma pela outra, tem outras duas mulheres que quero destacar, que compõem a história: Chug, mulher negra, cantora, uma mulher desejante que contraria o que é imposto pra ela, nos ensina sobre resistir para re-existir. Sofia é outra mulher negra, destemida e determinada, reivindica seu lugar de autonomia nas suas relações, principalmente, no casamento.



O encontro destas duas mulheres com a Celie foi transformador, na relação com estas duas mulheres ela passa a ter uma nova possibilidade de existir para além daquilo que foi obrigada a fazer. É lindo e potente ler a construção desta versão de Celie.


Comentamos no encontro sobre a revolução que é quando mulheres se apoiam, se ajudam e se fortalecem num contexto de tanta opressão e violência. É tocante perceber e reconhecer a força que habita na relação entre mulheres.



Até 2024, Clube! Obrigada mulheres!


Roberta Rocha


Psicóloga, Escritora, Facilitadora de encontros entre mulheres

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page